Nossa Ciência
Seguimos a ciência
Ciência importa, especialmente neste momento crítico para a natureza. Nosso trabalho tem a Ciência como base. Nós estamos apoiando a inovação, a liderança e a comunicação necessárias para o sucesso da conservação ambiental.
O maior desafio dos nossos tempos é tornar compatíveis as necessidades de uma população em crescimento, que exerce forte pressão sobre os recursos naturais para produção de alimentos, energia, água potável e outros bens indispensáveis, e a conservação da natureza e dos ecossistemas que tornam possível a vida na Terra. Não é uma tarefa simples, ainda mais em um cenário de crise climática e de perda crescente da biodiversidade.
Por isso o trabalho da The Nature Conservancy tem sido guiado por uma estratégia que chamamos de Conservação sob Medida, que unifica os esforços da ciência da conservação em todo o mundo, com uma linguagem comum e uma abordagem consistente que respeita toda a diversidade de sistemas, culturas, geografias e comunidades nas quais nos envolvemos.
Na prática, a estratégia combina uma abordagem colaborativa e baseada na ciência com métodos analíticos, a partir de quatro pilares básicos:
- definir metas e prioridades;
- desenvolver estratégias;
- partir para a ação e
- medir os resultados
Em todo o mundo, esta estrutura orienta a TNC em suas ações e na busca por soluções que atendam às necessidades das pessoas, bem como das espécies e ecossistemas. As prioridades são definidas em conjunto com nossos parceiros, que podem ser governos, organizações da sociedade civil, academia, setor privado ou comunidades.
Conservação Sob Medida
Uma estrutura que uniu nossos esforços em todo o mundo, ao oferecer uma linguagem comum e abordagem coerente com a diversidade de sistemas, culturas e regiões em que trabalhamos.
No Brasil, o time de Ciências da TNC Brasil é multidisciplinar e formado por quase 20 profissionais, entre ecólogos, biólogos, analistas de dados, economistas, cientistas sociais, antropólogos, entre outras áreas do conhecimento. São pessoas que fazem ciência no dia a dia e têm o papel de monitorar o cumprimento dos objetivos da organização até 2030, que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Conheça os Objetivos 2030 da TNC Brasil:
Nossos objetivos para 2030
Em 2021 a TNC lançou globalmente metas ambiciosas para 2030, para fazer frente aos desafios de clima e biodiversidade que enfrentamos. Estas metas nos ajudam a priorizar ações e a medir como estamos cumprindo a nossa missão, ao fornecer métricas claras para o nosso progresso. A TNC Brasil contribui para estas metas globais com:
-
Evitar ou sequestrar 369 milhões de toneladas de CO2 por ano
Usando o poder da natureza e a força das políticas públicas e do mercado para aumentar o armazenamento de carbono, apoiar a energia renovável e reduzir emissões.
-
Conservar, evitar impactos e aprimorar gestão em 71 milhões de hectares
Por meio de parcerias com comunidades para restaurar e melhorar a gestão territorrial, reconhecendo também os Povos Indígenas como guardiães da terra e conservando ecossistemas prioritários para armazeamento de carbono e para a biodiversidade.
-
187 mil Km de rios com gestão aprimorada
Promovendo soluções inovadoras e apoiando políticas que aumentem a qualidade e disponibilidade da água no ecossitema e para o uso das comunidades.
-
Apoiar 3.8 milhões de pessoas para acesso a espaços de tomada de decisão
Parcerias com Povos Indígenas e comunidades tradicionais para aprender com o conhecimento tradicional e apoiar suas lideranças ambientais, fortalecendo a garantia de direitos e ampliando oportunidades econômicas.
Trabalhos científicos
Tecnologia e Conservação
O uso de novas ferramentas tecnológicas para aprimorar ações de conservação ajuda a deixar informações científicas cada vez mais acessíveis.