Políticas públicas
As políticas públicas são fundamentais para solucionar os desafios de conservação de nossos biomas. Desde o início das nossas atividades no país, a TNC Brasil trabalha em proximidade com o setor público para dar apoio técnico, científico e financeiro à construção de políticas que visam a elaboração de planos nacionais e estaduais e a adaptação e combate às mudanças climáticas, de estratégias de bioeconomia da sociobiodiversidade, desenvolvimento territorial de baixo carbono, gestão de Terras Indígenas, entre outros.
A floresta e seus povos e comunidades precisam de investimentos e parceiros de todos os setores para reverter o desmatamento e concretizar o valor da floresta em pé. Para isso, precisamos de novas formas de cooperação a partir de instrumentos de governança e políticas públicas inovadoras. E o ponto de partida para alcançarmos estes resultados é a transparência e a participação de atores locais, com facilitação de diálogo com os órgãos governamentais e outras instâncias com poder de decisão.
Outra forma de ajudar na construção de políticas públicas é por meio do acompanhamento de agendas internacionais, especialmente a participação nas COPs (Conferência das partes) de clima e biodiversidade, dentro das convenções-quadro da ONU sobre esses temas. Nesses espaços, promovemos e participamos de eventos paralelos às negociações oficiais da ONU, apoiamos negociadores em busca de avanços nos acordos globais de clima e biodiversidade e buscamos elevar as vozes das comunidades que vivem da floresta.
Conheça nosso trabalho com políticas públicas
-
REDD+
Trata-se de um instrumento para compensar financeiramente países com grande quantidade de florestas pela redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal. Saiba mais