Agricultura

Parceria entre TNC Brasil e SEBRAE/MT

Projeto Boas Práticas na Pecuária apoia produtores do Vale do Araguaia na busca por eficiência e sustentabilidade

PECUÁRIA Gado em pasto © Yurika Hidaka

A pecuária no Araguaia pode ser mais eficiente, lucrativa e sustentável. É isso que o projeto Boas Práticas na Pecuária, uma parceria entre a TNC Brasil e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), tem mostrado na prática para pequenos e médios produtores da região. Com consultorias gratuitas e acompanhamento técnico especializado, a iniciativa oferece ferramentas para aprimorar a gestão das propriedades e adotar estratégias que aumentam a produtividade sem comprometer o meio ambiente.

O projeto atende produtores de leite e corte com receita anual de até R$ 4,8 milhões, atuando nas cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana, General Carneiro, Novo São Joaquim, Campinápolis e Nova Xavantina. O objetivo é claro: promover uma pecuária mais eficiente e adaptada às novas exigências do mercado, que valoriza produtos de origem responsável.

Por meio de um diagnóstico detalhado e visitas regulares de consultores especializados, os participantes recebem orientações sobre gestão financeira, nutrição animal, recuperação de pastagens e planejamento estratégico para enfrentar períodos de seca e chuva. Essas ações garantem não apenas a melhoria na qualidade do pasto e do rebanho, mas também a redução de custos e o aumento da rentabilidade.

Impacto no campo

Desde agosto do ano passado, 31 propriedades já foram estruturadas com base nas diretrizes do projeto. Para o produtor Levi Martins de Oliveira, de Nova Xavantina, a experiência tem sido transformadora: “Eu estava manejando bem, mas podia fazer muito melhor. Quem é que não precisa de ajuda? Se essa parceria estendeu os braços para nos ajudar, por que não aceitar? Você está produzindo bem? Pode produzir melhor. E se você produzir melhor, vai produzir alimento que vai alcançar quem tem fome”.

Histórias como a de Levi mostram como pequenos ajustes na gestão e no manejo podem fazer uma grande diferença na produção e na sustentabilidade da pecuária.

Como participar?

Se você é pecuarista de corte ou de leite e quer aprimorar sua produção com o apoio de especialistas, entre em contato com o Sebrae/MT – Unidade Barra do Garças. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua Simião Arraya, 628, Centro – Barra do Garças. O telefone para contato é o (66) 3199-0851.