A produção de cacau, por ser uma espécie de alto valor comercial, é uma alternativa ao produtor para que ele possa aumentar sua renda de forma sustentável, recuperando áreas degradadas de sua propriedade produzindo com sistemas agroflorestais. A iniciativa teve início em 2012, no município de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, com o projeto Cacau Mais Sustentável. Hoje o trabalho já beneficia 310 agricultores familiares, com cerca de 1.000 hectares de plantio de cacau em sistemas agroflorestais implantados.
Trabalhamos em parceria com empresas privadas e associações locais, incentivamos pequenos produtores rurais e pecuaristas a recuperarem áreas desmatadas ou improdutivas com o plantio de cacau e outras espécies florestais, fomentando assim uma agricultura familiar de baixo carbono. A iniciativa já consolidou uma plataforma que reúne todos os atores da cadeia, desde o campo até a fábrica de chocolate, com o objetivo de dar escala ao modelo de produção para ajudar o Brasil a atender a sua demanda interna de produção de cacau enquanto fortalece a restauração florestal. Além de ser um meio de evitar o desmatamento, o plantio de cacau favorece a economia local, regional e nacional e fortalece a renda de agricultores familiares.
Quote: Rodrigo Freire
Há 10 anos restaurando áreas degradadas
Mais de 600 famílias em uma das regiões mais afetadas pelo desmatamento e provou que é possível restaurar áreas na Amazônia com agrofloresta
Materiais do Cacau Floresta
Confira aqui alguns dos principais materiais do Projeto Cacau Floresta para promoção dos Sistemas Agroflorestais em campo: