Florestas e Restauração Florestal
As florestas são a resposta para combater, ao mesmo tempo, as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.
As florestas sempre foram mais do que paisagens intocadas.
No Brasil e ao redor do mundo, elas são fonte de vida, cultura e sustento. São territórios onde comunidades manejam a biodiversidade há gerações, onde sistemas agroflorestais regeneram solos degradados e onde a sociobioeconomia demonstra que conservar pode ser economicamente viável.
Embora, por muito tempo, a floresta tenha sido vista apenas como um espaço a ser ocupado ou um recurso a ser extraído, hoje está claro que florestas em pé são parte da solução e a resposta para o nosso futuro no planeta.
A edição deste ano do Relatório de Riscos Globais, do Fórum Econômico Mundial destacou novamente os riscos ambientais como críticos, considerando os impactos dos eventos climáticos extremos, perda de biodiversidade e colapso dos ecossistemas, mudanças críticas nos sistemas terrestres e escassez de recursos naturais. Estes riscos estão ainda interligados a outras crises como tensões sociais, geopolíticas e econômicas.
Para trazer soluções escaláveis e de longo prazo, a TNC atua promovendo ações que conectam desenvolvimento econômico e conservação, através do fortalecimento da sociobioeconomia, da restauração florestal e em iniciativas que combatem a exploração ilegal de madeira e a degradação florestal.
Hoje, muitas cadeias produtivas ligadas à biodiversidade enfrentam altos custos de produção, falta de reconhecimento das tecnologias sociais comunitárias e concentração de valor nos elos finais da cadeia. Para transformar esse cenário, a TNC investe em soluções que vão além do apoio à comercialização dos produtos. Desenvolvemos estudos e trabalhamos para ajudar a superar as falhas de mercado que limitam seu potencial, promovendo acesso a políticas públicas, infraestrutura, inclusão financeira e fortalecimento da governança local. O objetivo é criar as condições para que a sociobioeconomia prospere, conectando esses produtos a novas oportunidades, garantindo que o valor gerado retorne para as comunidades locais.
Na restauração florestal, o Brasil definiu a meta de recuperação de 12 milhões de hectares até 2030, e a restauração destes locais é uma oportunidade de geração de renda para proprietários rurais e comunidades locais, de criação de corredores ecológicos e de recuperação de nascentes. Para incentivar o financiamento em restauração, a TNC ajuda a impulsionar diversas soluções como a regulação de um mercado de carbono de alta integridade e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que remunera comunidades e proprietários rurais pela conservação e restauração de florestas e pelos serviços ecossistêmicos prestados, como a regulação do clima e a proteção das nascentes de água.
Mais do que simplesmente preservar as florestas em pé, é hora de regenerar, fortalecer e ampliar. A construção de um futuro mais sustentável se desenha quando fortalecemos as conexões entre as pessoas e a natureza. Ao investir nas florestas, investimos também nas pessoas que dependem delas, criando caminhos onde conservar a natureza e prosperar socialmente e economicamente fazem parte de um mesmo ciclo.
Sua contribuição pode fazer a diferença e impulsionar ações que ajudam a combater as crises de mudanças climáticas e perda de biodiversidade que já impactam as pessoas e a economia.
Fique sempre por dentro das novidades do nosso trabalho de conservação no Brasil e no mundo. Cadastre-se para receber newsletters da TNC Brasil.