É tempo de conservar
Se a gente quer viver mais, sem sufoco, tem que conservar!
É tempo de conservar e ainda há tempo para conservar.
Os seres humanos surgiram no planeta há apenas uns 300.000 anos. O que é quase nada na história da Terra, com seus quase 4,5 bilhões de anos.
Houve um tempo em que a relação das pessoas com a natureza foi mais harmoniosa, porém, em um curto espaço de tempo mudamos tanto o planeta que isso já está trazendo consequências trágicas. As mudanças causadas pela industrialização, pela má gestão do uso do solo e pela utilização acelerada dos combustíveis fósseis fazem o planeta caminhar para um desequilíbrio que pode ser irreversível.
Como na natureza tudo está conectado, este desequilíbrio e seus efeitos, como as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, já trazem consequências severas para as pessoas. A alteração no fluxo das chuvas e a frequência cada vez maior de secas, enchentes e outros fenômenos climáticos extremos têm causado desastres ambientais e também afetado a produção de alimentos, a disponibilidade de recursos naturais e a economia como um todo. É hora de nos reconectarmos com a natureza.
As soluções para essas questões estão na própria natureza, e em como valorizar e fortalecer os modos de vida e conhecimento tradicional de povos indígenas e comunidades tradicionais, que historicamente têm demonstrado o quanto são especialistas em conservação. Fortalecer mercados como a bioeconomia e as produções em agroflorestas são também uma forma de promover a geração de renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas em atividade que trabalham a favor da natureza.
Mas para reverter as crises de biodiversidade e das mudanças climáticas com a urgência que precisamos é necessário agir de forma estratégica e coordenada, trabalhando em colaboração com os diversos setores da sociedade por metas e políticas mais ambiciosas, desenvolvendo ações mais incisivas em colaboração com as comunidades locais e garantindo o financiamento necessário para a continuidade dessas iniciativas.
ConservAção
Fique sempre por dentro das novidades do nosso trabalho de conservação no Brasil e no mundo.
Cadastre-se para receber newsletters da TNC Brasil.
Doe para a natureza!
Sua contribuição pode fazer a diferença e impulsionar ações que ajudam a combater as crises de mudanças climáticas e perda de biodiversidade que já impactam as pessoas e a economia.