TNC no mundo

República Dominicana

A República Dominicana abriga mais de 5,600 espécies de plantas e mais de 300 espécies de pássaros. A TNC trabalha com parceiros locais para promover a conservação dos recursos naturais do país, beneficiando as comunidades locais e a natureza.

Conheça algumas das nossas iniciativas na República Dominicana:

Madre de las Aguas

As florestas da região montanhosa de Madre de las Aguas abriga as nascentes de 17 rios que fornecem energia, irrigação e água potável para mais de 50% da população da República Dominicana. Esses rios nascem nas florestas nubladas do país, enquanto as montanhas de folhas largas fornecem proteção a esses cursos d’água em elevações mais baixas.

Contudo, a extração insustentável de madeira, os incêndios descontrolados, a agricultura de queima e tala, e a criação de gado na base das montanhas estão causando a erosão do solo, afetando os cursos d’água e causando impactando as espécies de plantas e animais que dependem deles.

A TNC está trabalhando com parceiros locais para melhorar a gestão das áreas protegidas da região, incluindo a contratação e o treinamento de guardas florestais, o reflorestamento de terras agrícolas abandonadas e o treinamento de agricultores locais em métodos agrícolas de baixo impacto.

Baía de Samana

A Baía de Samana é um dos maiores estuários do Caribe, e é um importante santuário para as baleias corcundas. A baía é alimentada pelo maior rio da República Dominicana, o Rio Yuna.

A pesca e o desmatamento levaram a um excesso de solo arado na baía de Samana. Existe uma grande demanda das populações locais por água doce nas áreas costeiras, que deve ser atendida ao mesmo tempo em que se protege a saúde de rios e ecossistemas costeiros. O fluxo do Rio Yuna também foi desviado para a Represa de Hatillo para consumo humano, irrigação e produção de eletricidade.

Cientistas da TNC desenvolveram um processo colaborativo para criar uma “prescrição de fluxo de ecossistema”, que defina as condições de fluxo necessárias para restaurar ou proteger ecossistemas de rios e estuários, e garantir que as comunidades locais tenham água para suprir suas necessidades.

Parque Nacional del Este

Este parque nacional, situado na extremidade sudeste da República Dominicana, abriga tartarugas marinhas em fase de reprodução, bem como peixes-boi, golfinhos-roaz e um imenso sistema de recifes de corais.

A falta de controle no acesso ao parque vem impactando populações de diversas espécies, como a foca-monge caribenha, já extinta devido à caça. Hotéis luxuosos nos arredores também estão aumentando a pressão sobre recifes de corais e outros recursos naturais.

A TNC e parceiros locais estão trabalhando para formar uma aliança entre representantes dos setores público e privado, com o objetivo de orientar o planejamento e a gestão de conservação do parque.
 

RSS

Mais recentes

Saiba mais

China
Ásia e Oceania

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros