TNC no mundo

Caribe

O Caribe abriga 20 mil quilômetros quadrados de recifes de corais.

A verdade sem rodeios: estudos indicam que, sem ações de conservação em massa, os corais do Mar do Caribe poderiam desaparecer em menos de 50 anos. Se acontecer, a vida no Caribe também irá se acabando lentamente, junto com os recifes.

O trabalho da TNC na região do Caribe é focado em garantir e promover a sustentabilidade:

  • Economias sustentáveis: equilibrar as necessidades do meio ambiente, da sociedade e da economia para garantir que nossos recursos não sejam consumidos mais rapidamente do que a natureza consegue renová-los;
  • Gestão sustentável: fornecer apoio de longo prazo para os parques nacionais da região sejam administrados de forma eficiente, construindo capacidades de gestão dentro desses parques;
  • Comunidades sustentáveis: apoiar a população local a tirar seu sustento do turismo e de outros meios, ao mesmo tempo em que preservam seus recursos naturais.
  • Futuro sustentável: encontrar respostas para as mudanças climáticas e seus impactos na região.
O Desafio do Caribe

Existem vários parques nacionais e áreas protegidas espalhados pelo Caribe e pelas Pequenas Antilhas. Na verdade, o primeiro projeto da TNC na região ajudou a estabelecer o Parque Nacional Morne Trois Piton, na Dominica, em 1974.

No entanto, muitos parques caribenhos sofrem com os mesmos desafios de gestão e financiamento que afetam os parques nacionais do mundo todo. A falta de fontes sustentáveis de financiamento significa que não há guardas florestais suficientes para proteger os parques contra a caça ilegal, ou administradores suficientes para cuidar de sua gestão. Também significa que não há recursos suficientes para garantir pesquisas científicas contínuas, especialmente importantes para proteger os recifes da região contra os impactos das mudanças climáticas.

Em maio de 2008, o governo das Bahamas, juntamente com líderes da Jamaica, Granada, República Dominicana e São Vicente e Granadinas, lançou o Desafio do Caribe, uma campanha regional para proteger a saúde das terras e águas caribenhas.

O Desafio do Caribe resultará em uma enorme transformação nos sistemas de parques nacionais desses países, protegendo quase 8.5 milhões de hectares de recifes de corais, mangues, leitos de algas marinhas e outros habitat importantes para tartarugas marinhas, baleias, tubarões e outras espécies selvagens.

Para apoiar o Desafio, a TNC prometeu $20 milhões de dólares e recursos em espécie, além de fornecer suporte técnico. Você também pode fazer a diferença. Apoie a TNC e nos ajude a cumprir nosso compromisso com a região!

Bahamas e Ilhas Virgens
República Dominicana
Jamaica
RSS

Mais recentes

Saiba mais

TNC no Mundo
Peru

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros