TNC no mundo

Bahamas e Ilhas Virgens

Os corais de recife são o coração do Mar do Caribe.

Apesar de estarem entre os menores emissores de carbono do mundo, os recifes de corais do Caribe são altamente vulneráveis ao aumento no nível do mar e ao aquecimento das temperaturas da água causados pelas mudanças climáticas. Esses corais são o coração do Mar do Caribe — sustentando a pesca, protegendo as áreas costeiras e apoiando uma próspera indústria de turismo.

Nosso trabalho nas Bahamas e nas Ilhas Virgens se concentra no desenvolvimento de estratégias que protejam os ecossistemas marinhos e, principalmente, os recifes de corais da região.

Conheça algumas das nossas iniciativas nas Bahamas e nas Ilhas Virgens:

Exuma Cays, Bahamas

Exuma Cays foi o primeiro parque terrestre e marinho do mundo, fundado em 1959. Nos 25 anos seguintes, à medida que aumentaram as pressões sobre os recursos pesqueiros e outros recursos marinhos nas ilhas Exuma, o governo das Bahamas transformaram o parque em uma “zona sem captura”.

A TNC apoia a equipe e os voluntários do parque em seus esforços para construir trilhas naturais, financiar pesquisas, produzir inventários de vida selvagem e estabelecer taxas para donos de barcos que usem âncoras ou boias permanentes. A TNC também está trabalhando com o Bahamas National Trust para mapear toda a vegetação, terras e águas em Exuma Cays como parte do plano de gestão do parque.

Ilha de Andros, Bahamas

A Ilha de Andros abriga o bem preservado recife de barreira de Andros, que está ameaçado por práticas de pesca insustentáveis e danos causados por barcos e mergulhadores irresponsáveis. Para responder a essas pressões, o governo das Bahamas criou o Parque Nacional Central Andros em 2002.

Em 2006, a TNC liderou uma equipe de cientistas, pesquisadores e alunos em uma expedição científica que descobriu um paraíso para filhotes de tubarões, tartarugas e inúmeras outras formas de vida natural na porção oeste da ilha. A TNC está trabalhando com organizações parceiras locais para desenvolver planos de gestão para um novo parque nacional nessa área.

Ilhas Virgens

O Programa de Restauração de Corais do Caribe, desenvolvido pela TNC, estabeleceu nas Ilhas Virgens cinco criadouros de corais submarinhos para regenerar recifes. Em 2010, os criadouros produziram mais de mil fragmentos de corais elkhorn (ou “chifre de alce”) e staghorn (ou “chifre de veado”), com a meta de atingir 5 mil espécimes transplantáveis até 2012.

Outras ações desenvolvidas pela TNC nas Ilhas Virgens incluem:

  • No Estado de Little Princess, a criação de uma reserva natural de 10 hectares;
  • Nas baías de Jack e Isaac, iniciativas para proteção e restauração de habitat para tartarugas marinhas verdes em fase de reprodução;
  • Desenvolvimento de planos de gestão que irão garantir a conservação do Parque Marinho de East End;
  • Gerenciamento da Reserva de Baía de Magens, com 130 hectares, em St. Thomas.
RSS

Mais recentes

Saiba mais

Estados Unidos
África

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros