TNC no mundo

Mongólia

A TNC está protegendo os últimos grandes prados da Ásia.

As vastas paisagens da Mongólia vão dos amplos prados da estepe asiática até o irregular e inóspito Deserto de Gobi. Uma variedade tão grande de habitat fornece refúgio para plantas e animais altamente ameaçados, incluindo o camelo-bactriano, o urso Gobi, a saiga e o íbex-siberiano.

A Mongólia abriga a maior região intacta e isolada de prados temperados da Terra, mas as riquezas naturais das estepes mongóis estão atraindo desenvolvimento e, ao mesmo tempo, uma série de ameaças para a região: minas, campos de petróleo, estradas e ferrovias, combinados com a expansão da agricultura, da pecuária e da caça estão impactando negativamente áreas protegidas e habitat vitais.

Para encontrar respostas a esses desafios, a TNC está trazendo décadas de experiência na conservação de prados para a Estepe da Mongólia, ao mesmo tempo em que aprende com aqueles que trabalham e vivem na região.

Conheça algumas das nossas iniciativas na Mongólia:

Reserva de Toson Hulstai

Estamos trabalhando com o governo mongol e a comunidade de conservação para preservar recursos naturais, gerenciar áreas protegidas e desacelerar a degradação ambiental:

  • Auxiliando na melhoria e na criação de uma rede de áreas protegidas na Mongólia.
  • Ajudando a preservar paisagens intactas dentro de áreas protegidas, de forma que espécies amplamente disseminadas, como a gazela da Mongólia, possam continuar com suas migrações sazonais.

A TNC está atuando na proteção da Toson Hulstai, uma reserva nacional de 400 mil hectares, testando estratégias de área protegida e zonas de segurança, e criando parcerias com stakeholders locais e nacionais, incluindo o Ministério da Natureza da Mongólia.

As lições aprendidas com essa iniciativa irão guiar nossas estratégias e prioridades na Mongólia e podem ser replicadas para outras áreas de conservação protegidas e de uso misto.

Desenvolvimento Planejado

A TNC está trabalhando para aplicar na Mongólia o Desenvolvimento Planejado, uma metodologia de conservação que busca conciliar as necessidades de desenvolvimento – como a exploração mineral e de petróleo, e obras de infraestrutura, por exemplo – com prioridades de conservação.

Ao garantir que a exploração e o transporte de recursos naturais sejam feitos de forma ambientalmente responsável, que beneficie tanto as pessoas quanto a natureza, essa estratégia ajuda a conservar ecossistemas, ao mesmo tempo em que permite que as pessoas se beneficiem de sua abundância natural.

Nesse sentido, os cientistas da TNC estão atualmente conduzindo um levantamento da estepe leste da Mongólia. Ao mapear os ecossistemas da região, a TNC pode fornecer à Mongólia as informações necessárias para que o governo mongol desenvolva um plano de ação para o desenvolvimento do país.
 

RSS

Mais recentes

Saiba mais

México
Paraguai

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros