TNC no mundo

Paraguai

O Paraguai, que não é banhado pelo mar, abriga mais de 650 espécies de aves.

Em função de sua localização central dentro da América do Sul, o Paraguai às vezes é chamado de Coração da América. O rio Paraguai divide a nação em duas regiões ecológicas contrastantes. No oeste estende-se o sempre quente Chaco, uma enorme paisagem de florestas secas, matas espinhosas, pântanos e rios e córregos sazonais. O Chaco tem 60% das terras do Paraguai, mas apenas 10% de seus habitantes. A porção noroeste do país também inclui os ricos pântanos do Pantanal. A metade leste do Paraguai abriga a vistosa, mas altamente ameaçada, Mata Atlântica Interior, que sustenta a maioria da indústria, da agricultura e da população do país.

Conheça algumas das nossas iniciativas no Paraguai:

Chaco

A TNC está trabalhando com parceiros de conservação no Paraguai desde 1987 para proteger os habitat únicos do país. No Chaco, a TNC trabalha com organizações locais para proteger os frágeis habitat e recursos naturais da região. O recente desmatamento e a destruição de habitat em função do mau uso dos limitados recursos naturais e de projetos insustentáveis de agricultura, pecuária e exploração de petróleo colocam em risco a beleza e a capacidade do Chaco de sustentar pessoas, animais e plantas.

A TNC começou a trabalhar com a Fundación del Chaco em 1997 para proteger os mais de 700.000 hectares que formam o Parque Nacional Defensores del Chaco — a maior e mais emblemática área protegida do país. A TNC também apoiou outras parceiras locais na criação da Reserva de Biosfera de Gran Chaco, além de um projeto importante de três anos para guiar ações de conservação e políticas no Chaco e reunir 158 instituições para a conservação da área.

San Rafael e Mbaracayú

Estendendo-se por 120 milhões de hectares no Brasil, na Argentina e no Paraguai, a Mata Atlântica abriga uma diversidade comparável à da Amazônia, mas é a floresta tropical mais ameaçada do mundo. As reservas de San Rafael e Mbaracayú, na Mata Atlântica do Paraguai, desempenham um importante papel na proteção de espécies ameaçadas, como onças, preguiças, tamanduás e lobos-guará. O apoio da TNC à Fundación Moises Bertoni ajudou a proteger a Reserva de Mbaracayú por meio de projetos sociais e educacionais.

Nos últimos anos, o Paraguai sofreu a maior taxa de desmatamento da América do Sul, afetando em particular a porção de Mata Atlântica do país, onde vive 90% da população. Baseando-se em estratégias e projetos de sucesso que a TNC implementou para preservar a Mata Atlântica restante no Brasil, a TNC ajudou a parceira paraguaia Guyra Paraguay na condução de projetos de conservação para preservar este habitat crítico.

RSS

Mais recentes

Saiba mais

Ásia e Oceania
Caribe

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros