TNC no mundo

Nicarágua

Quase um quinto da Nicarágua é protegido por parques nacionais ou reservas naturais.

A Nicarágua é conhecida como a terra de lagos e vulcões, mas um de seus habitats mais importantes é a floresta seca subprotegida. Na Nicarágua, somente 4,5% das florestas secas têm proteção nacional.


As florestas secas abrigam uma grande variedade de plantas e animais vulneráveis às atividades humanas insustentáveis. O desmatamento — pela agricultura, pecuária em grande escala, espécies invasivas, urbanização, incêndios, caça e falta de conscientização pública sobre o valor ecológico da floresta — é uma grande ameaça.

Conheça algumas das nossas iniciativas na Nicarágua:

Cordilheira Vulcânica Momotombo e Telica

A cordilheira vulcânica Momotombo e Telica abriga algumas das maiores reminiscências de florestas secas tropicais ameaçadas da América Central. A TNC criou um projeto para manter conexões entre trechos florestais e proteger espécies ameaçadas, como o papagaio-de-nuca-amarela.

A TNC oferece apoio técnico e econômico para iniciativas que melhoram o bem-estar de comunidades locais, gerando renda adicional e reduzindo as pressões sobre as florestas secas. Tais atividades incluem ecoturismo, produção de mel e café e a comercialização do ojoche, uma semente altamente nutritiva usada para preparar bebidas, tortas e cereais.

A TNC também ajudou a facilitar uma aliança nacional para a proteção e gestão de florestas secas. Esperamos expandir a aliança para incluir empresas privadas e cooperativas de produção florestal, cujo envolvimento é essencial para a conservação de florestas secas.

Florestas de pinheiros do norte da Nicarágua

As florestas de pinheiros da Mesoamérica se estendem do sul do México até o norte da Nicarágua e são consideradas um habitat criticamente ameaçado em virtude de desmatamentos, incêndios florestais e da expansão da agricultura. A TNC trabalha com parceiros para estabelecer áreas protegidas, para as florestas de pinheiros, nos âmbitos nacional e municipal e em terras privadas, e para melhorar a gestão, implementando planos de conservação em áreas protegidas prioritárias.

Membro da Aliança Continental para a Conservação da Ecorregião de Florestas de Pinheiros na América Central e suas Aves, a TNC trabalha com diversos parceiros — incluindo uma das últimas comunidades indígenas que restaram no norte da Nicarágua — para implementar estratégias-chave estabelecidas pela aliança, que incluem gestão sustentável de florestas, prevenção e mitigação de incêndios florestais e fortalecimento da colaboração para preservar florestas de pinheiros.
 

 

 

RSS

Mais recentes

Saiba mais

Venezuela
China

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros