TNC no mundo

Honduras

As florestas secas de Honduras são especialmente importantes para aves migratórias.

Honduras é considerado um país importante no ponto de conservação em função de suas inúmeras espécies de plantas e animais. O clima tropical-temperado permeia suas montanhas, planícies, selvas, costas e ilhas — bem como suas florestas nubladas, com altitudes acima de 3.000 metros.

A TNC trabalha com parceiros em Honduras para manter sua natureza próspera e proteger os recursos naturais que são tão importantes para a população do país.

Conheça algumas das nossas iniciativas em Honduras:

Cayos Cochinos
Aqui, a TNC e parceiros locais desenvolveram um plano de ação de conservação para o Monumento Nacional de Cayos Cochinos e, juntamente com líderes comunitários e pescadores, apoiam a demarcação de zonas de proibição de pesca para reduzir a atividade ilegal e o uso de frotas industriais de pesca em áreas protegidas.

Em 2007, a TNC e a Fundação Cayos Cochinos identificaram 20 projetos de geração de renda para famílias que dependem consideravelmente dos recifes. Um deles foi a construção de um pequeno complexo turístico administrado pela comunidade  – incluindo um restaurante com vista para o mar que serve as tradicionais refeições Garifuna e que foi financiado pela TNC.

A Fundação Cayos Cochinos, a TNC e outros grupos também trabalharam com as comunidades para estabelecer planos de gerenciamento que estimulam as zonas sem captura e a construção de recifes artificiais que servem de berçário para pequenos peixes.

Florestas de pinheiros
As florestas de pinheiros da Mesoamérica estendem-se de Chiapas, no sul do México, até o norte da Nicarágua. Honduras contém as áreas mais extensas e intactas da ecorregião de Florestas de Pinheiros da América Central. Esses habitat florestais estão criticamente ameaçados pelo desmatamento, por incêndios e a expansão da agricultura.

A TNC formou parcerias com o governo federal, governos municipais, o setor privado e organizações comunitárias para melhorar a gestão sustentável de florestas por parte de comunidades e municípios. Além disso, o projeto visa proteger florestas contra os ataques de pestes e capacitar guardas florestais no controle de incêndios. A TNC também apoia a gestão de duas áreas protegidas – a Reserva de Vida Selvagem de La Muralla e o Parque Nacional Agalta.

Florestas secas
A TNC tem trabalhado para proteger as florestas secas remanescentes de Honduras, colaborando com o governo federal e administrações municipais, organizações de conservação, líderes comunitários e universidades. Apoiamos o desenvolvimento de um plano de conservação para a Reserva do Beija-Flor-de-Papo-Verde e, em San Esteban, trabalhamos com o governo municipal para conservar uma porção considerável de floresta seca que havia sido comprada para a incineração de resíduos sólidos. Nessas duas áreas, a TNC apoia um processo de cogestão de terras envolvendo organizações comunitárias, governos municipais, ONGs locais e agências do governo federal.
 

Novidades

RSS

Mais recentes

Saiba mais

Nicarágua
Costa Rica

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros