TNC no mundo

Colômbia

Quase 10% das espécies vivas da Terra podem ser encontradas na Colômbia.

De picos nevados a recifes de corais, a biodiversidade da Colômbia é extraordinária. A TNC trabalha com comunidades, agências governamentais, empresas e ONGs locais para preservar as impressionantes paisagens da Colômbia e seus ricos recursos naturais.

Conheça algumas das nossas iniciativas na Colômbia:

 
Amazônia

Quase um terço da Colômbia é coberto pela Floresta Amazônica. Aqui, a TNC trabalha com comunidades indígenas e governos locais para deter o desmatamento e promover a conservação de habitat.

Na Amazônia colombiana, a TNC:

  • Trabalha com grupos indígenas na floresta de Matavén, em parceria com a Acatisema, para ajudar a conservar os recursos naturais e a herança cultural de quinze comunidades. O objetivo é auxiliar o desenvolvimento de Planos de Vida que expressem a visão dos indígenas para o futuro, incluindo o uso de recursos naturais.
  • Fornece dados importantes sobre o desmatamento da Amazônia e o fortalecimento e a expansão de parques nacionais ao governo colombiano.
 
Llanos

Os llanos, na Bacia do Rio Orinoco, entre a Colômbia e a Venezuela, estão entre os prados mais ricos do mundo. Esta robusta “região cowboy” é repleta de vida selvagem, mas sofre com a criação excessiva de gado, a insustentável exploração agrícola e petroleira e com as alterações em rios que modificam as marés e os fluxos sazonais.

A TNC, a agência de parques da Colômbia e a WWF apoiam a declaração de uma nova área protegida de 25.000 hectares A TNC e parceiros trabalham com fazendeiros locais para a conservação de suas terras privadas, garantindo assim a sobrevivência desse patrimônio a longo prazo.

 
Sierra Nevada de Santa Marta

A Sierra Nevada é a montanha costeira mais alta do mundo e seu isolamento protege as espécies exclusivas dessa área. A montanha é sagrada para comunidades indígenas para quem é o centro do universo. Infelizmente, a ocupação humana e a agricultura insustentável contribuíram para destruir 72% das florestas originais.

A TNC trabalha na conservação da Sierra há mais de dez anos e recentemente adquiriu 10.000 hectares de terras ancestrais em parceria com uma organização local. A área comprada é ambientalmente importante e a TNC a devolveu à Organização Gonawindua-Tayrona, um grupo indígena local. Atualmente a TNC trabalha com uma associação para aquisição de mais 10.000 hectares para posse indígena.

 
Fundo de Água de Bogotá

Em 2009, a TNC lançou um fundo de conservação para proteger os rios e as bacias hidrográficas da Colômbia e fornecer água de qualidade para Bogotá. O fundo recebe contribuições voluntárias de usinas de tratamento de água da cidade e de uma cervejaria local para subsidiar projetos de conservação — do fortalecimento de áreas protegidas à criação sustentável de gado — que evitam a sedimentação de rios locais.
 

Novidades

RSS

Mais recentes

Saiba mais

Paraguai
Equador

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros