Nossas iniciativas

Agronegócio e sustentabilidade: Corredor Ecológico Tombador - Veadeiros

O projeto Corredor Ecológico Tombador Veadeiros é uma iniciativa da TNC, em parceria com a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e o ICMBio, com o objetivo de promover a criação de um corredor ecológico entre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a Reserva Natural Serra do Tombador, no município de Cavalcante, Goiás em pleno Cerrado. O projeto vai trabalhar para que essas duas áreas de preservação, separadas por pouco mais de 20 quilômetros, sejam ligadas com áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente, constituindo um verdadeiro corredor de fauna e flora. Trabalhará também para que as duas áreas se liguem à Terra Quilombola dos Kalungas

A reserva natural Serra do Tombador

A Reserva Natural Serra do Tombador é uma área de preservação de 8,7 mil hectares comprada pela TNC em parceria com a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. A Reserva Serra do Tombador fica no Cerrado, uma região de alta biodiversidade e endemismo, considerada pelo Ministério do Meio Ambiente como prioritária para a conservação. A localização da reserva, próxima ao parque, irá contribuir para ampliar a proteção de algumas espécies que requerem uma grande área para a sobrevivência.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros protege uma área de 65.514 hectares de Cerrado. No local, há diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos de água, além de paisagens de tirar o fôlego. O parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história da região, e foi declarado, em 2001, Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além da conservação ambiental, o parque também tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. Está localizado em dois municípios goianos: Cavalcante e Alto Paraíso.

A Terra Kalunga

Kalunga é uma comunidade afro descendente, formada com o processo migratório de pessoas vindas das minas de Goyaz e do Tocantins no século XVIII e que ocupam hoje os vãos entra as serras, no nordeste do Estado de Goiás, nos municípios de Teresina de Goiás, Cavalcante e Monte Alegre. A comunidade de cerca de 4 mil pessoas vive do cultivo da roça e da preservação da natureza. 93% do território Kalunga, de cerca de 250 mil hectares, continua intacto. Kalunga é um termo banto e significa lugar sagrado, de proteção.

A região

Estima-se que na região, que inclui a Chapada dos Veadeiros e a Serra do Tombador, além de áreas próximas, existam mais de seis mil diferentes espécies de plantas, muitas usadas tradicionalmente como alimento, remédio ou na produção de artesanato. Até o presente, foram identificadas na região 295 espécies de pássaros, 34 de anfíbios, 45 de mamíferos e 49 de peixes.

O projeto e a ligação com a estratégia de Reserva Legal da TNC

Para a regularização das Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente  ponto base para a criação do corredor ecológico, a TNC mapeará todas as propriedades da região, utilizando ferramentas de georreferenciamento de última geração. A TNC também está estimulando que todos os setores envolvidos  agricultores, produtores rurais e moradores locais  participem nas discussões para a construção consensual do melhor arranjo de paisagem para a região.

Resultados esperados
  • Mapeamento das propriedades rurais da região.
  • Construção, com a participação de agricultores, produtores rurais e moradores locais, do melhor arranjo de paisagem para a região.
  • Constituição de um corredor ecológico entre a Reserva Natural Serra do Tombador e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, por meio da regularização de Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente.
  • Realização de pesquisas e trabalhos de educação ambiental na região.
  • Trabalho de melhoria da renda da comunidade local, com ações de fortalecimento e suporte a uma economia compatível com a realidade local.
31 de agosto de 2011


RSS

Mais recentes

Faça a diferença

Você pode ajudar a TNC a proteger a natureza e preservar a vida, no Brasil e no mundo todo.

Saiba mais

Cerrado
Projeto Nego D'Agua
Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros