Iniciativas

Terras indígenas

Trabalhamos com comunidades e organizações indígenas para apoiar a gestão de seus territórios.

Preservação ambiental só se faz com gente e pensando em gente. Não dá para conservar florestas, rios e biodiversidade sem reconhecer o papel fundamental dos povos indígenas, que há séculos enfrentam esse mesmo desafio.

A TNC trabalha diretamente com organizações e comunidades indígenas, para apoiá-las na gestão territorial e ambiental de suas terras. É uma parceria de grande impacto: somadas, as terras indígenas representam quase 13% do território nacional, uma área maior do que toda a região Sudeste do Brasil.

O que estamos fazendo
Atuamos junto a comunidades indígenas

Damos suporte técnico para apoiar povos indígenas na gestão ambiental e territorial de suas terras e seus recursos. No norte do Brasil, por exemplo, trabalhamos com os povos indígenas do Oiapoque na elaboração de um Plano de Vida, onde as próprias comunidades identificam ações e estratégias prioritárias para seu futuro.

A partir de experiências como essas, estamos criando modelos concretos de gestão, que podem e devem servir como referência para outras terras indígenas em todo o país.

Fortalecemos organizações indígenas

A TNC também trabalha junto a organizações indígenas, buscando aprimorar suas capacidades administrativas e fortalecer seu papel de dar voz aos povos indígenas. Um parceiro importante nesse esforço é a Coiab, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, a maior organização indígena do país.

Capacitamos jovens líderes

Buscamos fortalecer as capacidades de uma nova geração de lideranças indígenas na Amazônia brasileira. Para isso, apoiamos a Coiab na criação do Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI), o primeiro centro de formação dedicado a prover jovens indígenas com o conhecimento teórico, técnico e político necessário para a gestão efetiva de suas terras.

Desde 2006, o CAFI já formou 115 jovens. Em 2010, a iniciativa foi reconhecida pelo Ministério de Meio Ambiente com o Prêmio Chico Mendes na categoria Educação Ambiental.

Apoiamos a discussão e elaboração de políticas públicas para povos indígenas

Junto de parceiros como a Funai, a TNC busca garantir a participação de comunidades e organizações indígenas na discussão e elaboração de políticas públicas que afetem a gestão de seus territórios.

Como parte desse esforço, participamos das discussões da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI), uma iniciativa que reconhece o papel das terras indígenas na conservação da biodiversidade brasileira e definirá o papel de cada nível de governo – municipal, estadual e federal – na gestão desses territórios.

Novidades
RSS

Mais recentes

Saiba mais

Florestas e Clima
Produção responsável

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros