Iniciativas

Produção responsável

Acreditamos que é possível conciliar produção e conservação.

Escolha qualquer Estado do Brasil e avance algumas horas rumo ao interior. Será difícil não notar que pastos e plantações dominam a paisagem. A agropecuária brasileira é uma das mais fortes do mundo e seu crescimento leva riquezas e oportunidades aos mais diversos cantos do país. O lado obscuro dessa expansão é que ela se tornou a maior ameaça para a conservação dos riquíssimos biomas brasileiros.

A TNC acredita que é possível conciliar produção e conservação. A chave, pelo menos, o Brasil já possui: o Código Florestal, um instrumento da legislação ambiental que obriga os produtores rurais a preservarem a vegetação nativa em parte de suas propriedades.

Nosso trabalho é desenvolver estratégias e incentivos realistas para que o Código seja cumprido de fato.

O que estamos fazendo
Fortalecemos ferramentas de monitoramento e planejamento

Onde a fronteira agrícola avança, a TNC cria condições para que municípios inteiros deem o primeiro passo contra o desmatamento, a inclusão das propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Os dados obtidos pelo CAR permitem que os municípios e estados monitorem onde e quando a floresta está sendo destruída, criem estratégias para cumprir suas responsabilidades ambientais e possam conciliar a expansão da produção agropecuária com a conservação do meio ambiente. 

Criamos alternativas ao desmatamento

A preservação de uma área só se consolida quando seus moradores deixam de ver o desmatamento como necessário para a sobrevivência.

Por isso, damos apoio técnico a governos, agricultores e pecuaristas, para disseminar e aplicar as melhores práticas de produção agropecuária em cada propriedade. Também apoiamos atividades de restauração de áreas degradadas, criando as condições para que sua conservação beneficie quem as protege. Com conhecimento científico, é possível crescer sem destruir.

Envolvemos o mercado na solução

Quando o produtor rural que desmata tem dificuldade em vender seu produto, precisa mudar de comportamento. Pensando nisso, trabalhamos com alguns dos maiores frigoríficos e empresas alimentícias do mundo para definir padrões ambientais para seus fornecedores e tornar a responsabilidade ambiental uma exigência ao longo de toda a cadeia produtiva.

Critérios mais rígidos de compra se refletem em práticas mais responsáveis de produção.

Novidades

RSS

Mais recentes

Saiba mais

Florestas e Clima
Terras indígenas

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros