Iniciativas

Áreas protegidas

Apoiamos e incentivamos a criação de áreas protegidas.

As áreas protegidas são uma das formas mais eficazes de proteger a diversidade de plantas e animais, garantindo recursos dos quais todos dependemos.

No entanto, os sistemas de áreas protegidas em todo o planeta enfrentam grandes desafios, sendo talvez o maior deles a falta de financiamento e apoio para desempenhar seu papel de conservação e responder a ameaças crescentes, como o desmatamento ou a caça excessiva.

A TNC busca garantir que órgãos públicos e privados contem com os recursos técnicos e financeiros necessários para a manutenção e a gestão adequada dessas áreas.

De acordo com a legislação brasileira, existem diferentes tipos de Áreas Protegidas. Nosso trabalho se desenvolve principalmente em Unidades de Conservação (UCs) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). 

O que estamos fazendo
Facilitamos a gestão de Unidades de Conservação

Visando a melhorar a eficiência da gestão de UCs, a TNC desenvolve ferramentas para a manutenção dessas áreas, além de fornecer apoio técnico na elaboração de estratégias e planos de manejo.

No Tocantins, uma parceria entre a TNC e o governo estadual permitiu desenvolver um sistema online para a gestão das UCs locais. Além de monitorar a fauna, a flora e a qualidade da água, o sistema permite acompanhar a situação fundiária dessas áreas, além de prevenir e combater queimadas e incêndios. O Tocantins é o primeiro estado brasileiro a adotar o sistema em sua totalidade.

Incentivamos a criação e expansão de Reservas Particulares

Transformar parte de uma propriedade particular em RPPN é uma decisão voluntária do proprietário, mas que beneficia a todos. Por isso, a TNC participa de programas de incentivo e apoio ao aumento da área de reservas criadas oficialmente no país.

Para estimular a criação e expansão das RPPNs, a Confederação Nacional de RPPNs – em parceria com a TNC e outras instituições – desenvolveu o Cadastro Nacional de RPPNs, disponível na internet. A página fornece orientações para o registro de reservas particulares e informações sobre RPPNs existentes.

Apoiamos a ampliação, adoção e implementação do ICMS Ecológico

O ICMS Ecológico é um instrumento usado para recompensar governos municipais que assumem o compromisso de proteger áreas de vegetação nativa. Funciona da seguinte maneira: com base em seu desempenho diante de diversos critérios ambientais, os municípios recebem uma parcela da receita do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, o ICMS “regular”.

A TNC apoia a ampliação, adoção e implementação do ICMS Ecológico nos estados que ainda não utilizam a ferramenta, além de manter uma página com informações atualizadas sobre ela, disponível em: www.icmsecologico.com.br

Incentivamos a criação de Reservas Corporativas

A TNC em parceria com  Instituto Ecofuturo e demais parceiros, criou o Programa de Incentivo às Reservas Corporativas visando estimular empresas a criarem RPPNs em suas áreas naturais, contribuindo assim para proteger ecossistemas nativos ao mesmo tempo que incrementam sua responsabilidade socioambiental, por meio de uma ação concreta de conservação da natureza. 

Apoiamos a criação de corredores ecológicos

Aumentar a parcela de floresta existente contribui para a conservação da biodiversidade. Por isso a TNC trabalha em projetos de restauração de corredores ecológicos que ligam importantes fragmentos de florestas e garantem a sobrevivência da flora e fauna.

Apoiamos a criação de áreas protegidas

A TNC trabalha juntamente com parceiros para garantir a sustentabilidade de biomas ameaçados, como a Caatinga, incentivando a criação e consolidação de áreas protegidas junto aos órgãos ambientais.

Novidades
RSS

Mais recentes

Saiba mais

Terras indígenas
Produção responsável

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros