Por que a TNC?

Somos cientistas

Inteligência e uma excelente equipe: descubra como nossos cientistas estão protegendo o planeta.

A TNC é líder mundial em ciência de conservação de ponta. Nossos cientistas nos ajudam a identificar os habitat mais importantes para preservar — habitat que são essenciais para a sobrevivência de espécies de plantas e animais, habitat que protegem a água e outros recursos naturais vitais dos quais todos dependemos, e habitat que são essenciais para comunidades humanas, como mangues que protegem vilarejos litorâneos e cidades contra tempestades.

A boa ciência é a base da Conservação Planejada, uma metodologia criada pela TNC que determina onde trabalhamos, o que conservamos, que estratégias usamos e qual a sua eficácia.

Guiados pela Conservação Planejada, nossos mais de 500 cientistas pesquisam, desenvolvem, implementam e medem projetos de conservação em todos os habitat imagináveis — de florestas tropicais a desertos litorâneos.

Conheça alguns dos cientistas que formam nosso Conselho Científico — um conselho que, desde 2005, inclui cientistas internos e especialistas externos de diversas áreas, perspectivas, experiências e geografias.

Jon Paul Rodríguez, presidente do Conselho Científico

Jon Paul Rodríguez é ecologista do Instituto Venezuelano de Pesquisas Científicas (IVIC), fundador e membro do conselho da Provita, uma ONG de conservação venezuelana fundada em 1987. Seus estudos e pesquisas se concentram no entendimento de padrões de distribuição espacial de espécies e ecossistemas ameaçados, e no desenvolvimento de diretrizes políticas para a conservação da biodiversidade. Jon atua como vice-presidente da Comissão de Sobrevivência das Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e lidera o Grupo Temático da Lista Vermelha de Ecossistemas da Comissão para Gestão de Ecossistemas da UICN.
 

Gretchen Daily

Gretchen Daily é ecologista e professora de ciências biológicas na Universidade de Stanford, mas suas pesquisas e interesses se estendem bem além da ecologia, incluindo finanças, economia e política. Seus principais esforços científicos se referem à trajetória futura de extinção, às mudanças resultantes nos serviços de ecossistemas e à exploração de novas oportunidades para a conservação da biodiversidade. Ela colabora com economistas, acadêmicos da área jurídica, matemáticos e líderes de organizações não governamentais para investigar novos mecanismos de finanças de conservação e opções de políticas para expandir esforços globais de conservação.

Jorge Soberon

Jorge Soberon é bacharel e mestre em biologia pela Universidade Nacional do México (UNAM) e doutor pela Imperial College, Universidade de Londres. Atuou como pesquisador no Instituto de Ecologia da UNAM e, de 1992 a 2005, foi Secretário Executivo da Comissão Nacional sobre Biodiversidade (CONABIO). Atualmente, é professor do departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária e Cientista Sênior do Museu de História Natural da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. Já publicou mais de 90 artigos e livros. Como secretário executivo da Conabio, participou de todas as Conferências das Partes da Convenção para Biodiversidade e de várias reuniões periféricas, normalmente como chefe da delegação mexicana.

Conheça Paulo Petry, cientista da TNC na América Latina, e acompanhe-o em uma aventura na lama!

RSS

Mais recentes

Saiba mais

Conselho Consultivo
Contato

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros